O tamanho da minha vagina é normal? entenda

A velha questão de saber se o tamanho da sua vagina é normal, é uma preocupação um tanto oculta para as mulheres.

Embora possam não falar sobre isso, algumas mulheres podem se preocupar com o tamanho de sua vagina e como isso afeta o prazer sexual, especialmente depois de ter um bebê. Poucas pesquisas foram feitas nessa área e, como há tantas variáveis ​​em jogo na sexualidade das mulheres, é difícil dizer se o tamanho da vagina e o prazer sexual estão relacionados e se são normais.

Nossa capacidade de entender o tamanho no que se refere à função sexual é mal compreendida. Mas, nos últimos 10 a 15 anos, deu-se muito mais atenção ao campo da medicina sexual.

Entendendo a questão de tamanho

A vagina é um órgão muito “elástico”. É pequena o suficiente para segurar uma tampinha no lugar, mas pode se expandir o suficiente para passar uma criança. Isso ocorre porque as paredes da vagina são semelhantes às do estômago, elas têm rugas, o que significa que elas se dobram juntas para colapsar quando não utilizadas, e então expandem quando necessário.

As medidas mais comumente usadas em relação ao tamanho das vaginas vêm do trabalho de Masters e Johnson da década de 1960. Eles examinaram 100 mulheres que nunca haviam engravidado e descobriram que o comprimento da vagina, não estimulada, varia de 5 cm a cerca de 7 cm. 

Independentemente do comprimento da vagina, a área considerada importante para a resposta sexual da maioria das mulheres é a parte externa.

Veja Também:

Chorar depois da relação é normal?

Chuca, o que é? Como fazer?

Chorar depois da relação é normal?

Então, como o comprimento se relaciona com a satisfação sexual? Ninguém parece ter certeza.

vagina

O principal problema que ocorre nas mulheres é o desconforto durante o sexo. Isso geralmente ocorre se a vagina for muito curta ou apertada ou se houver um prolapso, onde o útero, a bexiga ou outros órgãos saem do lugar, normalmente após o parto.

Analisando a elasticidade

O que pode fazer diferença, é o chamado hiato genital, a abertura vaginal. As queixas normalmente são tipicamente após o parto.

A abertura vaginal provavelmente muda ligeiramente após o parto. No ano de 1996, alguns médicos começaram a usar uma medição chamada de sistema de quantificação do prolapso de órgãos pélvicos, como uma forma de ajudá-las a ver como elas estavam naquela área após o parto.

Esta foi a primeira vez que houve uma verdadeira medição antes e depois. Os médicos usaram o sistema para examinar as mulheres e descobriram que há um ligeiro aumento no tamanho da abertura após os partos vaginais. 

O que realmente importa

Preocupar-se com o tamanho e se ela muda ou não com o tempo é a preocupação errada. Fatores como lubrificação e excitação suficientes e um bom relacionamento com um parceiro têm um impacto muito maior no prazer sexual das mulheres.

O que afeta o tamanho da vagina?

As paredes vaginais são bastante elásticas e apresentam rugas, que são uma série de saliências. Isso significa que as paredes vaginais podem colapsar ou expandir sempre que necessário. 

A vagina pode se esticar facilmente durante o sexo ou durante o parto. Por causa dessa flexibilidade, a vagina não permanece em um tamanho específico e muda conforme necessário.

Mudanças na vagina devido ao parto

As vaginas podem mudar naturalmente após o parto e é normal sentir-se seca, dolorida ou dilatada após o parto. Durante o parto, os bebês passam pelo colo do útero e são entregues pela vagina. 

A abertura vaginal se estende para permitir que o bebê passe por ela. Após um parto vaginal, é normal que as vaginas fiquem mais secas ou soltas do que o normal. O sexo também pode ser um pouco doloroso por um tempo.

Após um parto vaginal, a vagina não retorna totalmente ao seu formato anterior. Mas essa situação não traz nenhum tipo de problema.

vagina

É normal que as vaginas fiquem mais secas após o parto por causa dos níveis reduzidos de estrogênio em comparação com o que eram durante a gravidez. Depois que você parar de amamentar seu bebê e voltar a menstruar, seus níveis de estrogênio se estabilizarão aos níveis anteriores à gravidez. Se a secura vaginal criar problemas durante o sexo, você pode tentar usar ou adicionar mais lubrificante.

Mudanças no tamanho da vagina devido à menopausa

As flutuações hormonais (especialmente estrogênio) durante a menopausa produzem várias mudanças no corpo. Isso pode afetar a vulva e a vagina.

Atrofia vulvovaginal – A falta de estrogênio faz com que os tecidos vulvares e o revestimento vaginal se tornem mais secos, menos elásticos e mais finos. Isso é conhecido como atrofia vulvovaginal. 

Nessa condição, a vagina cria menos fluidos, resultando em lubrificação reduzida.

Vaginite atrófica – A vaginite atrófica ocorre devido à falta de estrogênio durante a menopausa e pode causar secreção vaginal e vermelhidão. A condição geralmente melhora com baixas doses de estrogênio vaginal.

Prolapso – o prolapso é uma condição na qual um ou mais órgãos pélvicos (reto, bexiga e útero) deslizam para baixo de sua posição normal e se projetam na vagina. 

O prolapso pode ocorrer devido a uma tensão nos músculos que sustentam os órgãos pélvicos. Esse tipo de esforço pode ocorrer durante o parto vaginal ou com tosse violenta, levantamento de peso ou constipação crônica. 

Os casos leves ou moderados de prolapso podem melhorar com o tratamento não cirúrgico. Casos graves de prolapso podem exigir tratamento cirúrgico. 

Como podemos observar o tamanho da vagina é considerado devido a diversos casos que podem ter sido ocasionados na vida de uma mulher e que não necessitam de nenhum tipo de preocupação a não ser que haja muito incômodo.

Se você sentir muito incômodo ou dores, entre em contato com um especialista e comece a solucionar esses problemas, temos certeza que você vai se sentir bem melhor.

A Amore Totale possui uma grande infinidade de produtos eróticos da mais alta qualidade. Acesse a nossa loja agora mesmo e veja nossa linha de produtos em promoção, temos certeza que temos o produto que atende a todas as expectativas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *