Covid-19 pode causar disfunção erétil? Entenda

Tem-se observado uma tendência perturbadora entre os pacientes  da urologia à medida que o COVID-19 se espalha: mais e mais homens reclamavam que não podiam dar o seu máximo em uma relação sexual.

A princípio,foi pensado que os relatos crescentes de disfunção sexual representavam um problema psicológico, resultado do estresse pandêmico. Mas muitos pacientes disseram que não estavam se sentindo ansiosos ou deprimidos e, para alguns, o problema durou seis meses ou mais. Em seguida, a equipe começou a suspeitar de outra causa subjacente: o vírus SARS-CoV-2, que causa o COVID-19 era o suspeito.

Embora o COVID-19 possa prejudicar os pulmões, é uma doença sistêmica que também pode afetar o coração, os rins, o cérebro e outros órgãos, e esses efeitos podem durar muito depois de alguém se recuperar. 

Muitas pessoas agora vivem em um submundo purgatorial de “COVID de longa distância” que os especialistas estão chamando de nosso próximo desastre nacional de saúde. De acordo com pesquisas, 10 a 30 por cento das pessoas infectadas com o vírus, experimentam sintomas debilitantes contínuos que podem causar deficiência significativa e a disfunção erétil nos homens pode ser um desses casos.

A Amore Totale pode te oferecer uma grande variedade de produtos eróticos de alta qualidade e procedência. Acesse agora mesmo a nossa loja e veja nossos produtos com os melhores preços.

COVID e a disfunção erétil

Entre a lista de doenças, evidências crescentes sugerem que COVID-19 pode sabotar a saúde sexual dos homens. Também foi informado que homens que não tinham esses problemas desenvolveram disfunção erétil grave após a infecção por COVID-19.

disfunção erétil

Os homens podem ter seis vezes mais probabilidade de desenvolver disfunção erétil breve ou de longo prazo após contrair o vírus, de acordo com uma pesquisa. Outros estudos documentaram uma série de problemas de saúde pós-infecção que afetam o sexo, independentemente ou em conjunto: incapacidade de ter ou manter uma ereção, danos aos testículos, dor ou inchaço testicular, incapacidade de atingir o orgasmo, baixos níveis de testosterona e problemas de saúde mental.

A ciência contrasta fortemente com a desinformação anti vacinas que se espalha online. É importante que as pessoas entendam que a vacinação COVID não afeta a função erétil. “O vírus pode ter efeitos adversos significativos a longo prazo e a vacina é segura.

Rastreando o vírus em tecidos

Os homens com maior risco de COVID -19 grave como os homens mais velhos ou com hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardíacas, já correm alto risco de disfunção sexual. Essas condições afetam seus hormônios, músculos, vasos sanguíneos e muito mais. 

No entanto, homens muito mais jovens também relataram problemas de saúde sexual. Quando se trata de descobrir os efeitos colaterais crônicos e de curto prazo desse novo vírus, ainda estamos na fase de rastreamento e tendências e isso inclui a compreensão de seus efeitos sobre a saúde sexual e reprodutiva dos homens.

Para descobrir se o vírus estava realmente invadindo os órgãos reprodutivos dos homens, foram realizadas biópsias em seis homens com idades entre 20 e 87 anos que sucumbiram ao COVID-19. Quando eles examinaram essas amostras de tecido em um microscópio eletrônico, descobriram partículas de vírus à espreita nos testículos de um homem. Metade dos homens também apresentava esperma de baixa qualidade, apoiando dados de outros pequenos estudos e levantando questões sobre o impacto da doença na fertilidade.

Se o vírus estava nos testículos, podemos nos perguntar se também estava presente no pênis. A equipe investigou dois homens que ficaram impotentes após terem o vírus. Um deles apresentou sintomas leves; o outro havia sido hospitalizado. Convencidos de que nunca mais teriam uma ereção natural, cada um foi à clínica para ver se poderia ser candidato a uma cirurgia de implante peniano.

Vejamos outra possibilidade.

A disfunção erétil está aumentando, possivelmente devido ao estresse

Os urologistas têm visto mais casos de disfunção erétil desde o início da pandemia.

O estilo de vida sedentário e os altos níveis de estresse associados aos estágios iniciais da pandemia têm o potencial de afetar a função sexual.

Pessoas menos ativas têm maior probabilidade de ganhar peso e desenvolver problemas cardíacos, o que pode reduzir sua capacidade de bombear sangue para o pênis.

A adrenalina associada à resposta do corpo ao estresse também pode interromper o fluxo sanguíneo para o pênis. Pessoas cronicamente estressadas, ansiosas ou deprimidas têm maior risco de desenvolver disfunção erétil.

Já em junho de 2020, estudos mostraram uma ligação entre COVID-19 e a disfunção erétil como já falamos acima. Esta foi uma descoberta inesperada, uma vez que as pessoas que estavam doentes com COVID-19 apresentavam principalmente sintomas pulmonares e respiratórios. 

disfunção erétil

Pesquisas em andamento demonstraram que o vírus COVID-19 ataca o endotélio. O endotélio é o revestimento de todos os vasos sanguíneos, como veias e artérias, no corpo. O processo é complexo, mas basicamente, quando o endotélio está danificado, os vasos sanguíneos não funcionam corretamente e não podem levar oxigênio e outros nutrientes aos órgãos do corpo. Sem eles, os órgãos não funcionam tão bem. E como todos os órgãos possuem vasos sanguíneos, o vírus COVID-19 pode causar danos a qualquer órgão do corpo dessa forma, incluindo o pênis. 

Além do dano direto aos vasos sanguíneos do pênis, existem outras maneiras potenciais pelas quais uma infecção por COVID-19 pode contribuir para a disfunção erétil. Isso inclui: 

  • Danos potenciais ao coração e pulmões
  • Níveis baixos de testosterona 
  • Problemas de saúde mental relacionados à pandemia, independentemente de as pessoas receberem COVID-19 ou não

COVID-19 pode causar danos diretos ao pênis

A ciência estabeleceu o dano ao endotélio como causa da disfunção erétil há mais de uma década. Quando as pessoas começaram a relatar DE após a infecção por COVID-19, os cientistas começaram a procurar evidências de que COVID-19 estava danificando o endotélio do pênis. 

Isso pode ser difícil de provar, pois os testes precisam ser executados em amostras de tecido do pênis. No entanto, um estudo foi capaz de mostrar que o vírus COVID-19 pode ser encontrado no tecido peniano e nos vasos sanguíneos após a resolução da infecção. 

Embora este estudo tenha incluído apenas quatro pessoas no início, ele foi capaz de mostrar que homens com COVID-19 tinham dano endotelial em seu pênis. Ao mesmo tempo, por ser um estudo tão pequeno, não está claro o quão relevante é para toda a população.    

COVID-19 causa danos ao coração e aos pulmões

COVID-19 pode causar danos aos pulmões e ao coração, incluindo o ataque ao endotélio desses órgãos. Embora isso não esteja diretamente relacionado ao endotélio do pênis, os cientistas estão trabalhando para mostrar que isso pode contribuir para a DE. 

Danos ao coração e aos vasos sanguíneos em todo o corpo são conhecidos por causar disfunção erétil, independentemente de haver vasos sanguíneos no pênis envolvidos ou não. Isso ocorre porque qualquer vaso sanguíneo danificado pode dificultar o fluxo do sangue para o pênis. Uma vez que COVID-19 causa inflamação e danos aos vasos sanguíneos, esta é uma das maneiras pelas quais a infecção pode levar à DE. 

Na verdade, às vezes a disfunção erétil pode ser o único sintoma físico de inflamação e dano mais disseminados dos vasos sanguíneos. É por isso que os profissionais de saúde incentivam as pessoas com disfunção erétil após a infecção por COVID-19 a se manifestarem. Isso pode ajudá-los a encontrar e tratar doenças dos vasos sanguíneos potencialmente mais disseminadas. 

A infecção por COVID-19 também danifica os pulmões, o que pode dificultar a obtenção do oxigênio que o corpo necessita. A relativa falta de oxigênio nos tecidos também pode dificultar a ereção do corpo. 

Os cientistas ainda estão pesquisando como os efeitos do COVID-19 no coração e nos pulmões podem levar à DE. Sem evidências diretas, não podemos ter certeza de que os danos cardíacos e pulmonares de COVID-19 dão origem a DE.

A Amore Totale possui uma grande infinidade de produtos eróticos da mais alta qualidade. Acesse a nossa loja agora mesmo e veja nossa linha de produtos em promoção, temos certeza que temos o produto que atende a todas as expectativas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *